Suicídio e a Pandemia

Mais recursos

Mitos sobre o suicídio

Falsas informações podem impedir as pessoas de procurar a ajuda colocando-se potencialmente em risco. Desmistificá-las contribui para uma sociedade mais informada.

Ler mais

Como elaborar notícias sobre suicídio?

Os media têm responsabilidade na disseminação correta de informação e na consciencialização para a problemática do suicídio e da saúde mental. Aqui são dadas as prinicpais indicações a seguir quando se dá uma notícia sobre suicídio.

Ler mais

É normal que possa sentir-se assustado/a, ansioso/a ou preocupado/a durante uma crise como esta.

A pandemia de covid-19 provocou grandes alterações na forma como vivemos a nossa vida. O fluxo contínuo de notícias na televisão e na internet sobre a pandemia, o vírus e todos os acontecimentos associados sucedem-se de forma rápida, o que pode ser perturbador.

Pode sentir-se mais sozinho/a, triste, irritável ou pessimista em relação ao futuro. Nestas situações as pessoas podem ter pensamentos sobre magoar-se, na tentativa de lidar com as emoções ou como fuga aos seus sentimentos negativos. Quando se estão a sentir muito tristes ou sozinhas, podem mesmo ter pensamentos sobre acabar com a vida.

Ninguém está sozinho/a. Mesmo durante a pandemia, saiba que pode receber a ajuda de que precisa. Se se sentir muito angustiado/a ou perturbado/a, contacte o seu Médico de Família ou o Serviço de Saúde Mental do Hospital da sua região – Adultos, Infância e Adolescência.

Se tem pensamentos de suicídio, pode também utilizar a Linha SNS24 (808 24 24 24) ou uma das linhas de apoio disponíveis.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email