Comunicar para Prevenir o Suicídio

A ARIS da Planície, a Associação Portuguesa de Internos de Psiquiatria e a Sociedade Portuguesa de Suicidologia, com o apoio do Programa Nacional para a Saúde Mental da DGS, promovem em maio de 2021 o workshop “Comunicar para prevenir o suicídio”.

Apoiada nos recursos da Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio (prevenirsuicidio.pt), esta ação pretende capacitar os profissionais de saúde mental para comunicar de forma eficiente na luta contra o estigma, no aumento da literacia em saúde e na prevenção do suicídio junto da comunidade e dos profissionais dos cuidados primários de saúde.

Este workshop integra o projeto “Setembro – Mês da Prevenção do Suicídio” da ARIS da Planície, apoiado pela Ciência Viva através do concurso “Comunicar Saúde”.

Entidades promotoras:

  • ARIS da Planície – Associação para Promoção da Saúde Mental
  • Associação Portuguesa de Internos de Psiquiatria
  • Sociedade Portuguesa de Suicidologia

Patrocínio:

Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde

Formadores:

  • Paulo R. Barbosa
    Médico interno de formação especializada em Psiquiatria na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo. Colabora com a Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio, responsável pelo projeto Setembro – Mês da Prevenção do Suicídio da ARIS da Planície, membro do Observatório dos Comportamentos Suicidários do Baixo Alentejo. Concluiu a Pós-Graduação em Suicídio e Comportamentos Autolesivos pelo Instituto CRIAP. Encontra-se a frequentar o Mestrado em Ciências Forenses da Universidade do Porto.
  • Sónia Farinha Silva
    Médica interna de formação especializada em Psiquiatria na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo. Colabora com a Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio, responsável pelo projeto Setembro – Mês da Prevenção do Suicídio da ARIS da Planície, membro do Observatório dos Comportamentos Suicidários do Baixo Alentejo. Concluiu a Pós-Graduação em Suicídio e Comportamentos Autolesivos pelo Instituto CRIAP. Encontra-se a frequentar o Mestrado em Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
  • João Gaspar
    Licenciado em Biologia pela Universidade de Coimbra, dedica-se desde 2010 à comunicação de ciência. Fez parte da equipa educativa do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva e exerceu funções executivas na Associação Nacional de Comunicação de Ciência – Rede SciComPt. Integra atualmente a equipa portuguesa do projeto europeu Rethink Scicomm e frequenta o Mestrado em Comunicação de Ciência da Universidade Nova de Lisboa.

Público-alvo:

  • Médicos e internos de formação especializada em Psiquiatria e Psiquiatria da Infância e da Adolescência, psicólogos, enfermeiros especialistas Saúde Mental e Psiquiátrica ou a trabalhar na área da Saúde Mental

Duração:

  • 2 horas

Datas e links para inscrição:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email