Sobre Viver Depois do Suicídio

A Associação Sobre Viver Depois do Suicídio visa apoiar o Sobrevivente durante a sua jornada de luto, combatendo o estigma em volta do Suicídio e capacitando a sociedade para a prevenção deste fenómeno. 

Dispomos de três linhas de atuação principal:

  1. Apoio ao Sobrevivente– Estamos a trabalhar para:
    1. Poder oferecer ao sobrevivente grupos de apoio ao luto por Suicídio especializado a custo reduzido.
    1. Dispor de uma bolsa de psicólogos especializados na área da suicidiologia e do luto, para também a um custo reduzido nos casos necessários, poder oferecer acompanhamento psicológico.
    1. Construir uma bolsa de voluntariado e apadrinhamento para todos aqueles que decidam ajudar de forma direta este grupo de pessoas e todos os sobreviventes que necessitem de acompanhamento informal.
  2. Formação e Investigação – Queremos dinamizar a formação em pósvenção pelo país sempre em parceria com os melhores experts e centros de formação de excelência. Ambicionamos promover formações em pósvenção tanto para colegas psicólogos e profissionais da saúde, como para profissionais da área social em entidades públicas como os municipios e privadas. Assim como promover a investigação na área e a participação das universidades e investigadores.

3. Sensibilização – A primeira área a arrancar será a da sensibilização, no fundo queremos dinamizar campanhas de comunicação (em forma de press releases, plataforma informativa, campanha digital entre outros) para informar sobre a importância de apoiar quem fica e para quem fica, o processo do luto e as ajudas disponíveis. Pretendemos atuar sempre em parceria e articulando com os serviços que já existem como as linhas de apoio. Já contamos com apoio oficial da Casa do Impacto (Santa Casa de Lisboa) e prestes a ser formalizado com a Universidade de Évora e com a Sociedade Portuguesa de Suicidologia. 

Mês da Prevenção do Suicídio

Em setembro, todos temos uma palavra a dizer.

Programa Nacional para a Saúde Mental

Não há saúde sem saúde mental.