O que é a Rede de Parceiros?
A Rede de Parceiros é formada por todas as entidades que proponham a realização de iniciativas de prevenção do suicídio dirigidas aos seus profissionais, sócios, beneficiários e utentes ao longo do ano e às comunidades em que estão inseridas no Mês da Prevenção do Suicídio.
A criação e dinamização de uma Rede de Parceiros é um dos eixos fundamentais da Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio. Várias entidades de todo o país são convidadas a prevenir o suicídio junto das comunidades que servem, de acordo com as necessidades auscultadas e os recursos disponíveis em cada região.
A Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental assume a liderança desta Rede e trabalha no sentido de garantir a coesão e homogeneidade dos projetos dos parceiros e a existência de uma mensagem unificada. Este modelo pretende também amplificar o alcance da campanha ao criar oportunidades de cooperação inter-regionais com vista ao desenvolvimento de iniciativas em regiões com menos recursos e recorrendo a uma estratégia de comunicação nacional.
Inscreva a sua entidade.
Conheça os tipos de entidades que podem fazer parte da Rede de Parceiros. Se precisar de ajuda, envie-nos uma mensagem para parceiros@prevenirsuicidio.pt.
- Serviços Locais de Saúde Mental
- Hospitais psiquiátricos
- Outros serviços e unidades do SNS
- Outros prestadores de cuidados de saúde
- Instituições de ensino
- Organizações sem fins lucrativos ligadas à Saúde Mental
Promova uma iniciativa.
Os parceiros são convidados a desenvolver atividades de sensibilização e consciencialização, capacitação da população, de acordo com os objetivos específicos da sua organização. As atividades desenvolvidas durante o mês de setembro podem enquadrar-se no Mês da Prevenção do Suicídio.
- Ações de consciencialização e sensibilização sobre saúde mental e prevenção do suicídio
- Ações de capacitação para porteiros sociais
- Ações de capacitação para profissionais de saúde
- Instalação de barreiras arquitetónicas no acesso a hotspots de suicídio
- Linhas de apoio telefónico para pessoas em crise
- Grupos de ajuda mútua
- Colaborações com órgãos de comunicação social na elaboração de trabalhos jornalísticos sobre prevenção do suicídio, artigos de opinião
- Organização de congressos, colóquios, simpósios e outros eventos para a comunidade, grupos vulneráveis e/ou profissionais
- Entre outras